Sejuc promove ação de prevenção e combate à hanseníase no Copemcan

Ação é fruto de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e Municipal de São Cristóvão

A Secretaria de Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e Municipal de São Cristóvão, promoveu entre os dias 11 e 13, uma ação de prevenção e combate à hanseníase para a população carcerária do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), maior unidade prisional do estado.

A ação, que contou com o apoio da equipe de Atenção Primária da unidade prisional, consistiu na aplicação de testes rápidos para o apoio ao diagnóstico da hanseníase, doença infecciosa crônica causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae, que provoca lesões de pele e danos aos nervos.

Durante os três dias, as equipes de saúde realizaram a aplicação dos testes em três pavilhões do referido complexo penitenciário, totalizando 799 atendimentos. A expectativa é que a ação tenha continuidade nos próximos dias, se estendendo a outras unidades prisionais, é o que explica a coordenadora geral de Saúde da Sejuc, a enfermeira Samanta Bicudo.

Presente na ação, a vice-diretora do Copemcan, Mônica Barreto, ressalta a importância do trabalho de assistência à saúde e o impacto dessas ações dentro do complexo penitenciário.

“Toda ação voltada para a promoção da saúde dos custodiados, seja de caráter preventivo e/ou curativo é de grande relevância, visto que os referidos observam que os seus direitos com previsão na Constituição e Lei de Execuções Penais estão sendo assegurados”, afirma Mônica Barreto.

Por fim, a coordenadora Samanta Bicudo destaca também a cooperação com os órgãos de saúde, para a promoção de políticas públicas que ajudem na prevenção e controle da doença no sistema prisional.

“Parcerias como essas acabam sendo fundamentais, pois contribuem de maneira efetiva para a melhoria da qualidade de vida geral daqueles que estão sob custódia no presídio. Por isso, pretendemos fortalecer essa estratégia com outros municípios, para que possamos expandir a atividade para outras unidades prisionais”, conclui.

Última atualização: 14 de junho de 2024 14:29.