Sejuc adere ao programa federal direcionado à saúde mental dos profissionais da Polícia Penal

‘Escuta Susp’ visa ofertar atendimento psicológico on-line, com um protocolo específico para os agentes de segurança público


A Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) aderiu ao programa do governo federal ‘Escuta Susp’, iniciativa voltada para promoção da saúde mental e do bem-estar dos profissionais de segurança pública, incluindo os policiais penais. O programa visa criar uma rede de suporte psicológico para atender às necessidades específicas desses profissionais, que muitas vezes enfrentam condições de trabalho desafiadoras e estressantes.

Parte do Programa Nacional de Qualidade de Vida para os Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida), o ‘Escuta Susp’ tem como objetivo principal cuidar da saúde mental dos profissionais de segurança pública através da oferta de atendimento online seguro para os servidores das polícias civil, militar, penal, corpo de bombeiros, oficiais da polícia científica e policiais penais federais. Além disso, a iniciativa prevê, a partir desses atendimentos, fundamentar estudos para a produção de protocolos psicoterápicos específicos voltados para esse público-alvo.

Em Sergipe, as ações do ‘Escuta Susp’ direcionadas para a Polícia Penal iniciaram no último 26 de agosto. O acompanhamento segue as seguintes abordagens: acolhimento, para suprir questões pontuais em poucas sessões; psicoterapia, para o acompanhamento em 20 sessões; e intervenção em situações e comportamentos considerados críticos.

Segundo a coordenadora geral de Saúde da Sejuc, Samanta Bicudo, o trabalho está sendo direcionado, neste primeiro momento, para a divulgação do serviço entre os policiais penais. “Estamos percorrendo as unidades, utilizando nossos canais virtuais, para a divulgação desse atendimento psicológico obtido por meio da plataforma do Governo Federal. A ideia é conscientizar cada vez mais nossos servidores para a importância desse serviço para a própria saúde mental e bem-estar”, afirma a coordenadora. 

A secretária de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor, Viviane Pessoa, destaca que a medida é vista como um passo importante para melhorar a qualidade de vida dos policiais penais e, consequentemente, a eficiência do sistema penitenciário. “A adesão de Sergipe ao programa reflete o compromisso do estado em melhorar as condições de trabalho dos profissionais da Polícia Penal, reconhecendo o impacto que o estresse e outros fatores emocionais podem ter no desempenho das funções e na qualidade de vida desses trabalhadores”, destaca.

Como acessar

Para obter atendimento online, gratuito e sigiloso, basta acessar o site www.gov.br/escutasusp e selecionar a opção “Quero me inscrever no atendimento psicológico”. A partir daí, o profissional passará por uma avaliação inicial. Na sequência, ele seguirá para o aconselhamento psicológico e, posteriormente, para a psicoterapia. 

Vale destacar que todas as informações solicitadas durante o cadastro e nos atendimentos são tratadas com o mais alto nível de confidencialidade e proteção. Somente o terapeuta designado para o caso e o respectivo supervisor terão acesso ao conteúdo das sessões. Isso garante que as preocupações, desafios e experiências de cada servidor sejam tratadas de forma discreta e profissional.

Última atualização: 2 de setembro de 2024 15:33.