Outubro Rosa: Sejuc oferta exames médicos para internas do Prefem

Ação faz parte das atividades realizadas pela unidade prisional durante o mês de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Dando seguimento às atividades em alusão ao Outubro Rosa, a Secretaria de Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), em parceria com as secretarias de Estado da Saúde (SES) e do município de Nossa Senhora do Socorro, promoveu, nesta segunda-feira, 22, uma ação de grande importância para a saúde das internas custodiadas no Presídio Feminino (Prefem): a realização de exames preventivos. A campanha, que visa conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero, teve um dia dedicado à saúde integral das detentas.

Durante todo o dia, as internas tiveram acesso a exames de lâmina, ultrassom mamária e transvaginal, além de consultas com a médica especialista e aferição da pressão arterial e a medição da glicemia na Carreta da Mulher, que foi instalada na parte externa da unidade prisional. Ao todo, cerca de 25 profissionais estiveram envolvidos na ação de saúde, reforçando o compromisso com a dignidade e bem-estar das mulheres privadas de liberdade.

“O nosso objetivo é atingir o público-alvo de forma eficaz, por isso nessa ação trouxemos um leque muito maior para aquelas pacientes que não têm condições de sair do local para fazer esse check-up. Após passar pela triagem, caso tenham alguma alteração, elas vão ter um acompanhamento e fazer o seu tratamento. Como hoje o atendimento é completo, com exame e consulta ginecológica, as internas podem receber solicitação de medicamentos ou alguma outra solicitação, caso tenha necessidade”, explicou a responsável técnica pelas unidades móveis de Saúde do homem e da mulher, Samira Almeida.

Uma das internas beneficiadas foi M.A.S.P., de 48 anos. Ela, que cumpre pena há quatro anos na unidade prisional, parabenizou a Sejuc pela iniciativa e destacou a importância da realização de exames para a prevenção da doença. “Essa é a segunda vez que tenho a oportunidade de fazer esses exames preventivos dentro do presídio. Ano passado, a médica encontrou algumas alterações, então hoje espero repetir os exames para saber se já estou boa. Por isso, agradeço a Sejuc por nos dar essa chance de cuidar da nossa saúde”, enfatizou a interna.

De acordo com a secretária de Justiça, Viviane Pessoa, a campanha de hoje é mais uma ação desempenhada em prol das internas. “O nosso objetivo é não apenas promover a saúde, mas também empoderar as internas, fornecendo informações e cuidados essenciais para que elas possam adotar práticas preventivas. Oportunizar esse tipo de serviço é uma forma delas perceberem que, mesmo privadas de liberdade, elas não estão esquecidas aqui. Por isso, gostaria de agradecer a todos os órgãos e pessoas envolvidas em ações como essa voltada para conscientizar sobre a prevenção ao câncer de mama e outras doenças que afetam as mulheres”, destaca Viviane Pessoa.

As atividades do Outubro Rosa no Presídio Feminino têm sido realizadas desde o início do mês, com palestras educativas, rodas de conversa, distribuição de materiais informativos, além de ações de saúde e de autocuidado. Tudo isso fruto de parceria entre a Sejuc e diversas instituições governamentais e não-governamentais. As ações seguem até o dia 31.

Fotos: Flávia Pacheco

Última atualização: 22 de outubro de 2024 15:38.