Escritório Social de Sergipe celebra quatro anos de transformação e inclusão social

Aniversário foi celebrado na manhã desta segunda-feira, 25, na sede da unidade


O Escritório Social de Sergipe comemora nesta segunda-feira, 25, quatro anos de atuação dedicada à reintegração social de egressos do sistema prisional. Desde sua criação, a iniciativa tem sido um modelo de acolhimento, orientação e promoção de cidadania, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.

Inaugurado em 2020, o Escritório Social (ES) foi estabelecido como parte de uma estratégia nacional, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para humanizar o processo de retorno ao convívio social de pessoas que deixam o sistema prisional. No estado, a unidade funciona como ponto de referência, garantindo acesso a serviços essenciais e facilitando a reintegração de egressos à comunidade.

O modelo de trabalho é integrado, reunindo esforços de diversos setores como assistência social, saúde, educação e trabalho, para proporcionar um atendimento completo e eficaz para os egressos e seus familiares. “Seja provisório ou sentenciado, qualquer pessoa que chegou ao sistema prisional tem direito aos nossos serviços quando ele sai do sistema”, explica a policial penal e coordenadora do Escritório Social em Sergipe, Lília Melo.

Ao longo desses quatro anos, o Escritório Social de Sergipe já realizou mais de 3.139 atendimentos, impactando positivamente não apenas a vida dos egressos, mas também de suas famílias. Entre os serviços mais procurados estão: emissão de documentos pessoais, como RG e CPF; encaminhamento para cursos de qualificação profissional e oportunidades de emprego; apoio médico e psicossocial, entre outros.

Histórias de superação

Uma das marcas do Escritório Social é a capacidade de transformar vidas. Seu José, atendido em 2023, compartilha sua experiência: “Quando saí da prisão, estava perdido e sem esperança. No Escritório Social, fui recebido com respeito e acolhimento. Hoje, estou trabalhando como auxiliar de pedreiro e reconstruindo minha vida”. 

De acordo com a coordenadora do ES, histórias como a de seu José são exemplos concretos de como a unidade tem cumprido seu papel de devolver dignidade e abrir novas perspectivas. “Aqui eles têm a oportunidade de serem ouvidos e de vislumbrar a possibilidade do recomeço. Recomeçando por meio dos cursos, das orientações, do acesso ao trabalho, ao estudo, à sua documentação civil. Então, nosso trabalho consiste em fazer com que essas pessoas se sintam parte novamente da sociedade”, destaca Lília Melo.

Por fim, ela comemora os quatro anos de atuação desse equipamento público que considera ser pilar essencial para a ressocialização em Sergipe. “Nesta data tão especial, aproveitamos para reafirmar a missão do ES de ser um espaço de acolhimento, transformação e esperança para aqueles que buscam um recomeço”.

Atendimentos

O Escritório Social funciona no Fórum Olímpio Mendonça, localizado no Conjunto Orlando Dantas, em Aracaju, com atendimento das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (79) 3251-9842.

Última atualização: 25 de novembro de 2024 14:49.