Evento contou com diversas atividades como brincadeiras, músicas, distribuição de lanches e brinquedos.

Em comemoração ao Dia das Crianças, policiais penais do Presídio Senador Leite Neto (Preslen), localizado no município de Nossa Senhora da Glória, no Alto Sertão sergipano, promoveram dois dias de festa para os filhos dos detentos. O evento organizado pela administração da penitenciária nos últimos dias 7 e 8 de outubro, resgatou um pouco de alegria e esperança para as famílias dos presos, que puderam passar momentos de descontração em um ambiente diferente da rotina carcerária.
Cerca de 50 crianças com idades entre 2 e 12 anos participaram das comemorações, que contaram com apresentações de palhaços, distribuição de lanches, doces e brinquedos doados por funcionários da unidade prisional e seus familiares, e também pelo Sindicato dos Policiais Penais de Sergipe (Sindppen) e do Conselho Comunitário de Execuções Penais. Foram realizadas ainda atividades recreativas como oficinas de pintura e jogos educativos, promovendo a integração entre os pequenos e os pais.
Segundo o diretor da unidade, Jean Guimarães, as datas foram escolhidas em virtude de serem os dias de visitas desse público aos internos custodiados na unidade. Ele aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância dessas ações na manutenção do vínculo familiar. “Sabemos quanto essas crianças sofrem com a ausência dos pais no dia a dia. Então, essas celebrações são formas de garantir que a criançada possa viver a alegria do Dia das Crianças ao lado deles, reforçando o laço afetivo”, explicou.
Para os detentos, o evento foi um momento emocionante. J.S.A., que cumpre pena há quatro anos na unidade, relatou a experiência de participar da festa com o seu filho de cinco anos. “É difícil ficar longe dele, não poder acompanhar de perto todas as fases da sua vida. Então vê-lo, brincar e sorrir aqui dentro me dá forças para continuar lutando por uma vida melhor quando sair daqui”, relatou.
Celebrações Extra-Muros
A celebração do Dia das Crianças no Preslen já se tornou uma tradição, acontecendo pelo segundo ano como parte das ações sociais da unidade, e segue sendo uma iniciativa elogiada pela comunidade local e por familiares de internos. Isso porque, além das festividades realizadas na unidade prisional, as ações voltadas para as crianças também aconteceram extra-muros.
Ainda na segunda-feira, 7, após as comemorações no interior da unidade prisional, policiais penais e voluntários visitaram uma creche municipal, promovendo uma tarde festiva para mais de 60 crianças. Já na terça, 8, as equipes saíram às ruas dos bairros Cohab e Brasília, comunidade carente que fica localizada nas proximidades do presídio, e distribuíram doces e brinquedos para aproximadamente 350 crianças.
A direção da creche expressou seu entusiasmo e gratidão pela iniciativa, ressaltando o impacto positivo que a doação teve na vida dos pequenos. Muitos dos alunos vêm de famílias em situação de vulnerabilidade social, e nem sempre têm a oportunidade de ganhar um presente no Dia das Crianças. Por isso as doações levaram alegria, esperança e um gesto de solidariedade.

















