Sejuc participa de seminário nacional sobre saúde prisional em Brasília

Encontro ocorrido discutiu os atendimentos de saúde às pessoas privadas de liberdade

A Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) participou, de 7 a 8 de novembro, em Brasília/DF, do 2º Seminário Nacional de Atenção Primária Prisional. O evento, promovido pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, teve como foco os atendimentos de saúde às pessoas privadas de liberdade.

No encontro, voltado para os profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), foram abordados diversos assuntos voltados para a saúde dentro do sistema prisional, incluindo os 10 anos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) e Saúde Mental no Sistema Prisional, considerando a importância do atendimento preventivo e contínuo para a população carcerária. “A discussão enfatizou a necessidade de estratégias para o fortalecimento das ações de saúde, promovendo cuidados essenciais que respeitem a dignidade humana e o direito à saúde garantido pela Constituição”, explica a coordenadora de Saúde da Sejuc (Nures), Samanta Bicudo, presente no evento.

4º Encontro Técnico do Programa Pró-Vida

Ainda durante a semana, a Sejuc também se fez presente no 4º Encontro Técnico do Programa Pró-Vida, evento promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que reuniu, entre os dias 5 e 6, gestores que atuam em projetos de atendimento psicossocial e de promoção da saúde ocupacional de profissionais de segurança pública e defesa social em diferentes instituições.

O encontro abordou as necessidades de saúde mental dos servidores do sistema prisional, com ênfase na criação e no alinhamento de protocolos que visam o bem-estar psicológico e emocional desses profissionais.

Dentre as iniciativas discutidas, destacou-se o programa de escuta qualificada para servidores de segurança pública (ESCUTA SUSP), projetado para apoiar aqueles que lidam diariamente com as complexidades e tensões inerentes ao trabalho no sistema penitenciário.

Para Edjane Marinho, a participação das servidoras nos dois encontros reforça o compromisso da Sejuc com a promoção da saúde e do bem-estar, tanto para os internos quanto para os profissionais que atuam no sistema prisional de Sergipe. 

Última atualização: 12 de novembro de 2024 09:21.